domingo, 27 de março de 2011

Como ajudar um bipolar - respondendo ao comentário

Antes porem algumas explicações
O tornozelo tá sem dor e só incha quando eu forço muito, normal da recuperação, o gastro mandou eu não tomar anti-inflamatorio, como disse meu estomago está em franganhos.
Tô depre sim e quem não ficaria com todo esse tempo trancanda dentro de casa com as contas aumentando e sim a cada estresse corre-se o risco de entrar em crise então cá estou eu, amanhã marco o médico mas ele vai me dizer o que já disse antes "não sei mais o que fazer com você" mas isso tem uma explicação, algumas vezes meu organismo se acostuma com o remedio e o mesmo não faz mais efeito, embora minha vontade de comer esteja bem menor e a capacidade de comer também.

Então vamos ao post benheeeeeeeeeeeee

Ajudar uma pessoa que não quer ajuda, seja bipolar ou não é no mínimo uma odisseia.
Pelo menos com o bipolar fazer-lo sentir ao invez de simplemente faze-lo entender é o mais indicado.
Menos porque bipolar usa mais a emoção do que a razão.
Então como ajudar?

O bipolar precisa desabafar (por isso criei o blog) então se você é a pessoa que ele escolheu para ser sua ouvinde meus pesames e meus parabéns, você vai saber o que ele sente sempre mas também vai sofrer junto.
O bipolar não gosta de ser julgado e não tô falando isso da minha cabeça não, tá no livro Vivendo com o Transtorno bipolar.
Se você mandar um bipolar fazer uma coisa batata que ele não vai fazer, que tal emociona-lo ao invez de tentar convence-lo a procurar ajuda?
Respeite, o bipolar sendo em mania ou em depressão ele precisa de algum espaço, tá feliz ou tá triste a última coisa que ele quer é lidar com a opinião alheia (to fugindo da minha mãe que nem o diabo da cruz), muitas vezes não queremos falar com niguém, simplesmente deixe ele quieto, se tiver em mania esconda o cheque o cartão de credito e deixe ele com 20 reais, acredite os 20 reais não vão estar de volta no final do dia, se tiver em depressão cuidado com o risco de suicidio, esconder facas e outros objetos potencialmente mortais é bom, fique de olho nele mas não fique de cima.
O sono e a fome mudam conforme muda o humor.
Me fala mais do seu irmão pra eu poder ajudar melhor.
Tenho um outro blog o manual do bipolar que explica algumas coisas dá uma passadinha lá, mas mesmo assim me fala mais sobre o seu irmão.

Beijos a Di que se preocupa comigo pra caramba, amiga fica sussegada tô só um pouquinho deprê, tudo na vida passa, essa fase também vai passar.
tornozelo bom

tornozelo recuperação


Como da pra ver na foto um não tá tão diferente do outro exceto pela cor e é claro pela gordura risos.

2 comentários:

  1. Ah um tempo atras tive uma discussão com a minha irmã, uma de muitas, sobre essa questão do bipolar ser assim ou assado. Ela, com toda sua teoria linda e, bem teorica, ficava brava comigo pois eu insistia em falar dessa forma "quem sofre de transtorno bipolar sente isso, age assim..." e ela se recusava, e se recusa, a aceitar que eu pudesse falar sobre outra pessoa com essa certeza toda. "Voce não pode se basear na sua vida e no que funciona pra voce pra julgar outras pessoas". O meu argumento de que a bipolaridade e uma doença e como tal tem seus sintomas e precisa sim ser tratada não são nunca suficientes para a recusa de que as vezes as pessoas podem sim agir, sentir, reagir das mesmas formas por terem algo tão forte em comum.
    Pra ela, que não sofre do transtorno (ate onde se sabe) e possivel viver sem medicação, e mais que isso, ter uma vida produtiva e satisfatoria. Ao contrario de doenças com as quais geralmente se comprada a bipolaridade na hora de explicar, como a diabete.

    O duro e ajudar um bipolar sem enteder o quanto o comportamento dele e moldado sim pelas nuances dessa doença. O primeiro passo, sempre, e aceitar a doença, com todas as suas problematicas. E, por que não, seus lados bons tambem. E quando voce aceitar isso, fica mais facil entender o ser autamente emocional que e o bipolar.

    Me preocupo de verdade com voce moça. Fica bem!
    Eu costumo usar calminex 3 vezes por dia no meu tornozelo quando fica assim. (sim tambem sofro desse problema, torções constantes. Minha solução foi "ir mais devagar" e evitar escadas, correr, coisas do genero. Tenho 3 anos sem uma torção! comemoro sempre, mas sem pulinhos :P)

    ResponderExcluir
  2. Di eu tava comemorando 1 ano sem torção risos, mas ai na mudança eu exagerei risos.
    Calminex vou comprar amanha junto a nova tornozeleira risos isso se meu carro chegar risos.
    Minha vida é uma comedia.
    Eu tb gosto muito de você e fico feliz que a Rebeca esteja dormindo melhor, assim você também dorme bem.
    Beijão

    ResponderExcluir

Oi você que me lê deixe seu comentario.