quarta-feira, 22 de junho de 2011

Post pertubardo - desabafo

Acordei assustada.
Sonhei mas daqueles sonhos em que parece que você está no local de verdade.
Sonhei que estava na casa dos meus avós e que tinha brigado com minha mãe.
Meus avós era simplesmente lembranças, nunca sonhei assim com eles e de repente a casa foi se transformando em algo que não era no passado, já faz anos que não vou lá. Motivo? Minha tia, eu não tenho saúde para lidar com ela e me mantenho a distancia minha mãe fala com ela eu não consigo, está além da minha capacidade.
Meus avós estavam distantes e tudo começou a se desintegrar.
Acendia as luzes da minha casa mas eu não enxergava.
Em um momento eu estava correndo para casa vindo da mesma rua que sempre vinha da casa da minha vó, era noite e toquei o interfone desesperada e o portão se abriu, minha mãe abriu a porta e eu contei a ela que eu estava vendo coisas novamente demonios, espiritos. Minha mãe foi se deitar, pedi para deitar no chão do quarto dela pois estava com muito medo, mas ela olhava estatica para a tv e não me respondeu.
Antes disso porém eu estava como e fosse em um shopping procurando ajuda para entender o que estava acontecendo quando entrei numa sala e um homem apareceu e me disse que ele era a solução para os meus problemas, olhei pra ele e disse que ele era o diabo ao que ele me respondeu "menina esperta"
Abri os olhos, finalmente acordei.
Mas me lembro que enquanto estava na casa da minha vó minhas mãos, bom eu não reconhecia minhas mãos.
Esses dias eu estava sofrendo de despersonalização.


Perturbação de despersonalização A perturbação de despersonalização caracteriza-se por sentimentos persistentes ou recorrentes de estar separado do próprio corpo e dos seus processos mentais.
Uma pessoa com uma perturbação de despersonalização sente-se como se fosse um observador da sua própria vida. Pode sentir-se ela mesma e sentir o mundo como irreais e num sonho.
A despersonalização pode ser um sintoma de outras perturbações psiquiátricas. De facto, a despersonalização é o terceiro sintoma psiquiátrico mais frequente (depois da ansiedade e da depressão) e, muitas vezes, ocorre depois de o indivíduo experimentar uma situação com perigo de morte, como um acidente, um assalto ou uma tensão ou doença grave. Entendida como uma perturbação isolada, a perturbação de despersonalização não foi amplamente estudada e as suas causas e incidência são desconhecidas.

Sintomas e diagnóstico

A pessoa com despersonalização tem uma percepção distorcida da sua identidade, do seu corpo e da vida, o que a incomoda. Muitas vezes, os sintomas são temporários e aparecem ao mesmo tempo que os sintomas de ansiedade, de pânico ou de medo (fobia). No entanto, os sintomas podem durar ou reaparecer durante muitos anos. As pessoas com esta perturbação têm, com frequência, uma grande dificuldade para descrever os seus sintomas e podem temer ou crer que estão a transtornar-se mentalmente.
A despersonalização pode ser um incómodo menor ou passageiro com poucos efeitos evidentes no comportamento. Algumas pessoas podem ajustar-se à perturbação de despersonalização ou inclusive bloquear o seu impacte. Outras estão continuamente imersas numa ansiedade acerca do seu estado mental, temerosas de se tornarem loucas ou ruminando as percepções distorcidas do seu corpo e do seu sentido de alheamento de si mesmas e do mundo. A angústia mental impede-as de se concentrar no trabalho ou nas rotinas da vida diária e podem tornar-se inválidas.
O diagnóstico dde despersonalização baseia-se nos seus sintomas. O médico examina a pessoa para afastar uma doença orgânica (como uma perturbação epiléptica), abuso de drogas e a possibilidade de outra perturbação psiquiátrica. Os procedimentos de entrevista especializada podem ajudar o médico a reconhecer o problema.

Tratamento e prognóstico

A sensação de despersonalização desaparece



Um comentário:

  1. Oi Ana
    eu tenho esse transtorno de despersonalização.
    Agoraque li percebo por exemplo que sofro disso para descer escadas, acredita?
    Enfim, faz parte dos meus sintomas, quanto pior eu estou mais comum isso acontece... E ainda sou so bipolar :p
    Odeio ter pesadelos como esse que vc descreveu... O q me ajudava a evita-los, ate que deixaram de existir, foi o rivotril...
    bjs bjs

    ResponderExcluir

Oi você que me lê deixe seu comentario.